terça-feira, 9 de outubro de 2007

Em Canindé-Ce

FESTA DE SÃO FRANCISCO DAS CHAGAS
Pau-de-arara



A maior festa franciscana das Américas aconteceu de 24 de setembro a 04 de outubro, com o tema: “São Francisco evangelizou amando a criação, faça você hoje”. A intenção da paróquia é promover uma reflexão entre os participantes das festividades em virtude do alto índice de violência contra o ser humano e as agressões à fauna e à flora, a partir do exemplo de vida de São Francisco, homem que deu um exemplo de despojamento e humildade, amor à Deus e aos pobres, protetor dos animais e da natureza. A devoção ao santo é tamanha que o Vaticano concedeu à Igreja de São Francisco de Canindé o status de Basílica, título concedido apenas aos principais roteiros de peregrinação cristã no mundo.

Para a festa de São Francisco das Chagas de Canindé deste ano, a parceria com o governo, prefeitura e paróquia foi reforçada. O somatório de recursos e planejamento proporcionou maior organização ao evento, além de garantir ao romeiro uma boa estadia, principalmente no que se refere à segurança, infra-estrutura e saúde.

A peregrinação a pé é uma marca da expressão da religiosidade latino-americana. Cena comum, em tempo de romaria, é ver grupos caminhando na estrada, rumo a Canindé, um percurso de mais de 120 quilômetros. O fluxo de pedestres na estrada, somado ao vai e vem de ônibus, paus-de-arara e carros fretados, aumenta o risco de acidentes. Preocupação para os órgãos de trânsito, que intensificaram o trabalho de fiscalização nas rodovias. Segundo o secretário do Desenvolvimento Econômico e Infra-estrutura, Jesus Romeiro Júnior, este ano, um acordo garantiu a circulação dos paus de arara pelas estradas, atendendo a um pedido da paróquia. “Foi facilitada a passagem desses carros até mesmo porque, no ano passado, houve um grande problema e muitos paus-de-arara tiveram que voltar”, declarou.

Nenhum comentário: